Home

As negociações em torno da elaboração do plano de cargos da Guarda Municipal de Natal foram encerradas nesta segunda-feira (16), após reunião entre o prefeito Álvaro Dias e representantes da categoria, ocorrida no gabinete itinerante da zona Norte, no ginásio Nélio Dias, no Gramoré. A matéria segue agora para a apreciação e votação na Câmara Municipal. Participaram do encontro a secretária municipal de Defesa Social e Segurança Pública, Sheyla Freitas, o comandante da Guarda Municipal, Alberfran Grilo e o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Natal, Souza Júnior.

O plano prevê a reorganização funcional da categoria com criação de classes e unificação de alguns postos; promoção de guardas após 29 anos; unificação de gratificações e vantagens, garantindo ainda a mobilidade funcional com progressão salarial ao longo da carreira. Álvaro Dias destacou a importância da apresentação do plano e disse que a atual gestão é a que mais trabalhou e implementou iniciativas valorizando a Guarda Municipal.

"Mesmo sem ser uma obrigação constitucional nossa, desde quando assumimos a Prefeitura colocamos a segurança pública como prioridade. A apresentação desse plano é mais um passo nesse sentido. A categoria ansiava por este plano há 29 anos e tenho o orgulho e a satisfação de ser o prefeito que cumpriu esse compromisso. Tenho a convicção de que a Câmara Municipal vai analisar de forma criteriosa e votar a matéria de forma célere para implementarmos o quanto antes", enfatizou.

Além da valorização no aspecto humano da tropa da GMN, o prefeito falou sobre a potencialização do trabalho da força de segurança municipal na questão estrutural. Nos próximos dias, a Prefeitura de Natal vai inaugurar a base localizada na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim. O espaço vai servir como ponto de apoio para as guarnições que estiverem em operação, bem como será a sede do Grupamento de Apoio Patrimonial (GAPA), que contará com uma equipe em serviço 24 horas por dia para atender toda Natal.

A Guarda receberá ainda cinco novas viaturas, sendo uma delas para a implementação da Patrulha Maria da Penha, 160 coletes a prova de balas, 100 algemas, 290 espargidores (spray de pimenta) e 25 computadores. Todos esses equipamentos e materiais foram comprados com recursos próprios da Prefeitura.

Poste um comentário

comente aqui..