Home

A  equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN) recolheu na manha de hoje (11) um golfinho da espécie Tursiops truncatus na praia de Rio do Fogo - Rio do Fogo/RN. Tratava-se de uma fêmea adulta, com 263 cm de comprimento (sem cauda), com grave interação antrópica.

A partir da análise da carcaça, foi possível observar que o animal apresentava um grande corte na região abdominal, bem como a ausência da nadadeira caudal, consequência de corte por faca. É provável que o animal tenha sido vítima de emalhamento em rede de pesca ainda em vida, sofrendo diversos traumas na tentativa de livrar a rede do animal.

A espécie Tursiops truncatus, popularmente conhecida como Golfinho-nariz-de-garrafa, habita águas tropicais, subtropicais e temperadas de todos os oceanos, tanto em águas costeiras como em oceânicas e alimenta-se de peixes, lulas, polvos e crustáceo. Como principais ameaças para a espécie, pode-se destacar a captura intencional e a captura acidental. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, seu status de conservação é considerado “vulnerável”.

O encalhe do animal nos deixa o alerta sobre os impactos humanos no ecossistema marinho.

Poste um comentário

comente aqui..