Home

1 milhão de cisternas...
O Programa “Um Milhão de Cisternas (P1MC)” para o semiárido está parado e corre o risco de não ser executado. 
A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que aplica os recursos do programa, disse à coluna que só em 24 de março de 2021 - mais de um ano da assinatura do Termo de Colaboração - recebeu a primeira parcela para a construção dos reservatórios. Segundo a ASA, a defasagem de 25% no custo do material de construção, atrelada à inflação, “torna inexequível o contrato”.

... a esperança ...
A Articulação Semiárido Brasileiro disse também que o problema foi comunicado ao Ministério da Cidadania e que a situação estava sendo encaminhada pelo governo, já tendo sido aprovada a correção dos valores por parte do Ministério da Justiça, responsável pelo financiamento. “Deste modo, estamos no aguardo da solução para a questão financeira e o depósito dos recursos de custeio para iniciar o projeto”.

.. o resultado
“Se o projeto tivesse sido executado assim que contratado, teríamos mais 12,5 mil pessoas com água nas suas propriedades. Cerca de 2,5 mil famílias teriam um maior nível de segurança hídrica, alimentar e nutricional e teríamos também 2.285 escolas rurais com cisternas de 52 mil litros à disposição da comunidade”.
Coluna Rosalie Arruda
Tribuna do Norte

Poste um comentário

comente aqui..