Home

Inspirado na vida e na obra do pesquisador e naturalista Charles Robert Darwin, Sinapse Darwin é o mais recente espetáculo da CASA DE ZOÉ, com direção geral e dramaturgia de César Ferrario e direção de arte de João Marcelino. 

A estreia está agendada para os dias 20 e 21 de novembro, no TECESOL, com duas sessões gratuitas por dia. Em dezembro o espetáculo retorna em temporada de seis apresentações gratuitas dentro do calendário do Natal em Natal.

O espetáculo remonta a história de Darwin de forma inusitada. A linha narrativa, desobediente ao tempo e a geografia, se faz livre nos caminhos imprevisíveis do pensamento. Nessa trajetória, fatos icônicos da vida como nascimento, formação e jornada, são espelhados e transfigurados pela memória daquele que pertencem. Requisitando a imaginação, elementos de teorias contidas em “A Origem das Espécies”, vão sendo gradualmente revelados a partir de um olhar sobre o próprio cotidiano.

Com trilha sonora ao vivo – com direção musical de Caio Padilha - Sinapse Darwin é executado sobre uma estrutura autônoma de luz, som e palco totalmente pertencente a CASA DE ZOÉ, podendo ser armado em qualquer lugar, levando o teatro para outras rotas, além das previsíveis e usuais. Uma estrutura que conclama as pessoas, das grandes e pequenas cidades, para que juntas, mais uma vez, se disponham ao exercício de imaginar.

A atriz Titina Medeiros fala sobre a ideia do espetáculo e sobre a experiência de voltar aos palcos: “Em março de 2020, quando veio a pandemia e começaram também as ideias negacionistas, a gente pensou, temos que montar alguma coisa que fale de ciência, e a gente já tinha desejo, sobretudo César, de montar uma peça sobre Darwin, sobre a teoria da evolução... Darwin fala de esperança, de renascimento, de evolução, e acho que o espetáculo significa isso pra gente, superação. É uma alegria muito grande poder voltar aos palcos, encontrar nosso público, mais ainda em um espetáculo como esse, um espetáculo para todo mundo, para as massas, então isso chega assim com uma força, da alegria de viver, de estar vivo!”

Sinapse Darwin é uma realização da Casa de Zoé, produção da Bobox Produções e Tayó Produções, com patrocínio do Natal em Natal, Prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Colégio CEI, Arena das Dunas e Hospital do Coração e apoio do SEBRAE RN, Gratiare, Complexo Cultural Rampa, Casa da Ribeira e Governo do estado do Rio Grande do Norte.

Poste um comentário

comente aqui..