Home

Surpresa

Causou surpresa na Justiça Federal do RN e na classe jurídica do estado a publicação da lista de desembargadores nomeados pelo presidente Bolsonaro para o TRF-5, sem o nome do juiz federal Ivan Lira de Carvalho tido como certo.

Ivan Lira havia sido indicado à vaga pelo colegiado do TRF-5 no dia 13 de julho, pelo critério do merecimento, compondo pela terceira vez seguida em listas tríplices. Por esse motivo, não sabe-se ainda se haverá desdobramentos à luz da Constituição Federal. 

A lista com os nomes dos nomeados foi publicada em edição extra do DOU na última quinta-feira (18).

PS: Nos bastidores da justiça potiguar há quem veja o veto ao nome do juiz federal Ivan Lira como represaria politica por parte do poder central.  



São eles:
Desta vez, a lista de nomeações contou com uma novidade, trazendo duas mulheres entre os nomes escolhidos, fortalecendo a presença feminina na Corte. A juíza federal titular da 9ª Vara Federal do Ceará, Germana de Oliveira Moraes, ingressará no TRF5 pelo critério de antiguidade. Já a juíza federal titular da 12ª Vara Federal em Pernambuco, Joana Carolina Lins Pereira, ocupará uma das vagas pelo critério de merecimento.

Além de Germana, foram nomeados pelo critério de antiguidade os juízes federais Francisco Alves dos Santos Júnior (titular da 2ª Vara Federal de Pernambuco, no Recife) e Sebastião José Vasques de Moraes (titular da 4ª Vara Federal de Alagoas, em Maceió).

Pelo critério de merecimento, ingressarão no TRF5, além de Joana Carolina, os juízes federais Leonardo Resende Martins (titular da 6ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará), Frederico Wildson da Silva Dantas (titular da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas) e Leonardo Augusto Nunes Coutinho (titular da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco).

Já pelo quinto constitucional, tomará posse como desembargador federal no TRF5 o procurador da República Rodrigo Antônio Tenório Correia da Silva.

Tribuna do Norte, 20 de agosto

Poste um comentário

comente aqui..