Home


A ala exclusiva para atendimento pediátrico na Unidade de Prontoatendimento da Cidade da Esperança (UPA Esperança) foi inaugurada nesta terça-feira (18) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. O espaço vai funcionar com seis leitos de observação, sendo um de estabilização, e terá capacidade de absorver uma demanda de 150 atendimentos diários. Além deles, a unidade conta com consultório médico e toda a estrutura necessária de equipamentos, medicamentos e insumos para oferecer o melhor serviço para as crianças que buscarem os cuidados da equipe profissional. O serviço vai funcionar 24 horas, todos os dias. A Prefeitura investiu cerca de R$ 200 mil para estruturar a ala pediátrica, que recebeu o nome “Dr. João Joaquim Cavalcante Neto”, médico que trabalhou na unidade e faleceu por complicações da Covid-19.

“Toda inauguração que realizo sempre me enche de orgulho e satisfação, mas quando entrego uma obra na área da saúde a emoção é dobrada, pois como médico, foi para isso que estudei, me dediquei e trabalhei a vida toda. A ala exclusiva da UPA da Cidade da Esperança chega para suprir uma necessidade do local, vai proporcionar uma melhora considerável no fluxo de atendimento, acolhimento e cuidado não só das crianças, como também dos demais pacientes. A nossa gestão vai seguir trabalhando para que a nossa cidade avance em direção a um futuro de muito progresso, com o principal objetivo de melhorar a vida do natalense”, disse Álvaro Dias.

O prefeito aproveitou a oportunidade para homenagear a memória do Dr. João Joaquim Cavalcante Neto. “Doutor João Joaquim ofereceu sua vida para exercer de forma sublime e devotada a medicina. Teve uma atuação destacada ao longo de sua trajetória profisisonal e durante a pandemia atuou na linha de frente aqui mesmo na UPA Esperança, contribuindo para salvar muitas vidas. Acabou sucumbindo a esse terrível vírus, mas deixou um legado de muito respeito para seus familiares, amigos e colegas de trabalho. Essa é uma homenagem justa”, declarou Álvaro.

Para finalizar, o prefeito falou sobre os demais investimentos realizados pela sua gestão na saúde pública, lembrando da inauguração da UBS Alto da Torre, na segunda-feira passada (17), bem como projetou para logo em breve o início das obras do Hospital Municipal de Natal. “Essa será a obra-símbolo da nossa gestão. Vamos entregar o hospital público mais moderno e bem estruturado da região Nordeste”, disse.

O Hospital Municipal de Natal será construído em um terreno próprio, com 17.976,92m², situado em quadra definida pela Av. Omar O’Grady, Av. dos Xavantes e Rua Lago da Pedra, bairro Pitimbu. Serão 220 leitos, sendo 180 de internação; 10 leitos de uti neonatal; 10 leitos de uti pediátrica; 20 leitos de uti adultos; internação; obstetrícia; pediátrica; neonatal; clínica médica e cirúrgica.

O secretário municipal de Saúde, George Antunes, ressaltou na inauguração desta terça que a ala pediátrica da UPA Esperança reforça e comprova o compromisso da Prefeitura em ampliar a melhorar o atendimento às crianças que necessitam utilizar os serviços da rede pública municipal de saúde. “Hoje trabalhamos com cinco portas de urgência e emergência na nossa rede, temos ainda o Hospital Dr. Nivaldo Júnior, as maternidades Araken Pinto e Leide Morais. Mesmo com muitas dificuldades financeiras, estamos avançando muito. Tudo isso se dá pela determinação e trabalho arrojado do prefeito Álvaro Dias que, pela sua formação médica, tem uma atenção especial às causas da saúde pública”, afirmou o titular da SMS. 

Poste um comentário

comente aqui..