Home



O natalense ganhou mais uma excelente opção para praticar atividades de lazer, esporte e contemplar a natureza. O Bosque da Mangueiras foi entregue pela Prefeitura, no último sábado (dia 1º), completamente requalificado. O amplo serviço arquitetônico e urbanístico deixou o espaço seguro, moderno, confortável e ambientalmente sustentável.


A solenidade de reabertura foi bastante celebrada e contou com a presença do prefeito Álvaro Dias, vereadores, secretários municipais e diversos visitantes que foram conferir as novidades. Foram recuperadas as salas de aula, o prédio da administração e os banheiros. Além disso, uma nova iluminação foi instalada, bem como foi implementada uma pista de corrida e caminhada. O espaço, localizado no bairro de Lagoa Nova (no cruzamento das avenidas Nascimento de Castro e Jaguarari), está aberto para a população de segunda a sábado, das 5h às 22h, e aos domingos das 5h às 18h. A entrada é gratuita.

“Depois de anos fechado para as necessárias melhorias, estamos devolvendo o Bosque das Mangueiras à população de Natal. É mais uma iniciativa para promover saúde e qualidade de vida. Temos um parque urbano encravado no coração da cidade, com equipamentos de alto nível, aliando esporte, lazer e meio ambiente”, disse o prefeito Álvaro Dias.

O investimento total na recuperação do Bosque das Mangueiras é da ordem de R$ 1 milhão, em recursos oriundos do convênio da Sudene com o Município. Realizada por meio de convênio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a obra contemplou a reforma do bosque e, ainda, estrutura para implantação de projeto de incentivo à agricultura agroecológica urbana e orgânica na capital.

O projeto executado também contou com a construção de caramanchões, local para realização de feirinha de hortaliças, frutas, verduras e produtos orgânicos, uma estufa (telado) para berçário de mudas, uma horta tipo mandala, área de compostagem e área de preparo e beneficiamento de produtos orgânicos.

O Bosque das Mangueiras é uma área pública destinada a um bosque urbano municipal e ocupa 14.125 m². Pertencente ao Bioma Mata Atlântica, conforme classificação do Manual Técnico da Vegetação Brasileira (IBGE, 2012), o local dispõe de passeios acessíveis que conduzem o visitante a diferentes zonas de uso, como também para a prática de atividades físicas como caminhada e corrida.

A gestão do espaço fica a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), por intermédio do Departamento de Gestão de Parques e Bosques (DGPB). O titular da pasta, Thiago Mesquita, destaca que o bosque possui um grande potencial para o desenvolvimento de projetos socioambientais, tanto de iniciativa pública, quanto a partir de parcerias com a iniciativa privada. Como também no desenvolvimento de pesquisas científicas e aulas de campo por instituições de ensino.

Poste um comentário

comente aqui..