Hoje, 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Para marcar a data, o Instituto do Bem preparou uma ação especial de conscientização. Cerca de 10 pacientes transplantados vão chamar a atenção das pessoas para a causa, com faixas e distribuição de panfletos, no cruzamento das Avenidas Salgado Filho e Nevaldo Rocha, na capital, das 17h até às 18h. A assistente social do iBem, Brenda Cirne, também estará no local.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mais de 900 pessoas aguardam na fila por um doador no estado. O Rio Grande do Norte é o 5º estado do Nordeste em doações. Em 2022, foram realizados 335 transplantes, sendo 129 de córneas, 162 de medula óssea, 39 de rins, dois de coração e três de pele. Já este ano, foram 84 procedimentos de córnea, 29 de rins e três de coração.
Para ser doador de órgãos, basta expressar em vida aos seus familiares esse desejo, não sendo necessário nenhum documento oficial.
Sobre o iBem
Fundado em setembro de 2011, o iBem trabalha todo o processo do transplante, conscientizando a população para aumentar o número de doações de órgãos, oferecendo assistência multidisciplinar (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, assistentes sociais, entre outros) para os pacientes que precisam se manter na lista de espera para transplante e, ainda, cuidando daqueles que já conseguiram efetivar a cirurgia. Tudo de forma gratuita.
Para saber mais, o contato pode ser feito pelo (84) 98842-224, pelo site www.institutodobem.org.br e pelo perfil @institutodobem.