Home

foto:Renato Vaz/Embratur
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante experiência no metaverso que apresenta o destino Brasil na Fitur 2024


Fitur: 2024 terá mais de 480 mil assentos em voos da Espanha para o Brasil, 12,9% a mais que 2023

A Embratur lançou na semana passada (23.01) durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri, na Espanha, uma experiência inédita: o primeiro metaverso de turismo do Brasil, que terá como anfitrião ou ‘guia’ no ambiente virtual o músico, apresentador e ativista social Carlinhos Brown, nomeado no final do ano passado o primeiro Embaixador do Turismo Brasileiro da atual gestão da Agência.

Fruto de uma parceria entre a Embratur e o grupo europeu El Corte Inglés, firmada em setembro de 2023, o espaço virtual funcionará como uma experiência de imersão interativa em destinos brasileiros, trazendo um pouco dos biomas, gastronomia, obras de arte, literatura e música brasileira, entre outros atrativos.

A partir de um óculos de metaverso, agentes de viagens espanhóis vão poder promover o Brasil dentro das agências das 73 lojas do El Corte Inglés, no país europeu, durante um ano.


Espanhóis no Brasil
A Espanha ocupa, atualmente, o sexto lugar no ranking dos que mais enviam turistas ao Brasil, segundo informações do Portal de Dados da Embratur. Em 2023, foram mais de 114 mil visitantes espanhóis, e a previsão para este ano, segundo estimativas do Global Data, é de 150.750 turistas do país ibérico em terras brasileiras.



Brasilidade Virtual

O primeiro metaverso de turismo da Embratur irá proporcionar, ao turista e ao agente de viagens, uma imersão no universo brasileiro, aproximando-o da cultura, gastronomia, história e outras atrações em seus diversos destinos.

Por meio de um óculos de metaverso, a partir de qualquer local físico, é possível uma conexão do viajante com o Brasil.

No metaverso da Embratur, o navegante, com ajuda do Cacique do Candeal, conhece de cara painéis que trazem informações sobre o país e destinos brasileiros como Salvador (BA), Jericoacoara (CE), além de Recife (PE) e Olinda (PE).

O visitante tem acesso a dois andares de muita brasilidade: são quatro domos do conhecimento, cada um com uma temática distinta. No primeiro, espécies do nosso bioma através do paisagismo de Roberto Burle Marx e arquitetura de Oscar Niemeyer.

O segundo apresenta obras literárias de grandes escritores brasileiros como Jorge Amado e Machado de Assis, e quadros de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Di Cavalcanti.

Alguns itens da gastronomia brasileira são as atrações do terceiro domo do metaverso. Vatapá, pão de queijo, brigadeiro, churrasco, tacacá, açaí, queijo canastra e bobó de camarão são alguns dos sabores do Brasil disponíveis aos visitantes, que podem simular até que estão manuseando os alimentos. Ainda nesse espaço, é possível conhecer instrumentos musicais brasileiros como berimbau, agogô e surdo.

O quarto e último é reservado à cultura.
 
O visitante poderá assistir partes de filmes dirigidos por Glauber Rocha, Walter Salles e Fernando Meirelles, vídeos sobre o Carnaval do Brasil e conhecer roupas típicas de baianas do acarajé e vaqueiros, por exemplo.

Depois da visita aos quatro domos, o navegante tem a oportunidade de subir um elevador panorâmico e desbravar cinco destinos do país: Ilha Grande, Rio de Janeiro e Angra dos Reis (RJ), São Jorge (GO) e Foz do Iguaçu (PR). A cada clique, todo o ambiente muda para o local selecionado.

Dois dias antes do lançamento do turismo no metaverso na Fitur, a rede El Corte Inglés havia iniciado a Semana Gastronômica com delícias do Brasil, também fruto da parceria com a Embratur. 

A experiência gastronômica – com direito a picanha (o 2º melhor prato do mundo, segundo o Taste Atlas), mandioca frita, arroz, vinagrete e pão de queijo – acontece dentro de 73 cafés nas lojas da rede na Espanha até o próximo dia 31 de janeiro.


Poste um comentário

comente aqui..