O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN) reuniu os empresarios do setor, para ouvir o representante da Brain Mercado, empresa de inteligencia estrategica, que apresentou um painel sobre o mercado imobiliário de 2025, destacando as tendências de intenção de compra das famílias e a expectativa empresarial.
O que a empresa informou aos associados do Sinduscon não foi divulgado, mas sabe-se que o mercado imobiliário brasileiro terminou 2024 comemorando numeros recordes. Enquanto oscilações inflacionárias e flutuações do dólar marcaram a economia, a venda de imóveis cresceu. O destaque ficou para os números históricos no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.
"Se a população que ganha até R$ 8 mil por mês pôde recorrer ao MCMV para realizar o sonho da casa própria, os brasileiros de altíssima renda não têm do que reclamar. No mercado de Médio e Alto Padrão (MAP) houve um aumento de 17,6% no valor total comercializado. Nos lançamentos, o segmento também registrou alta de 1,2%, segundo dados da ABRAINC.
Este público, bem menos impactado por crise econômicas e aumentos de preços, continuaram realizando investimentos e adquirindo imóveis em regiões valorizadas." (Estadao de 30.12.2024).
Voltando a realidade tupiniquim, o Sinduscon esta focado em impulsionar a construção civil no estado, dessa forma pode contribuir com novos empregos e renda.
"O ano de 2025 traz desafios e oportunidades para a construção civil. Nosso objetivo é fortalecer o setor, impulsionar novas obras e garantir que as empresas tenham condições de crescer, gerando mais postos de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte", destacou Sérgio Azevedo, presidente do Sinduscon/RN.
O Sinduscon-RN pretende direcionar suas ações para estimular o crédito imobiliário, incentivar parcerias estratégicas e atuar ativamente na defesa de políticas que beneficiem a construção civil. A entidade seguirá promovendo debates e iniciativas ao longo do ano para garantir um setor mais dinâmico e competitivo.