Desde 1983, quando o Bairro da Ribeira teve sua drenagem e esgotamento sanitário concluídos, na gestão Marcos Formiga, de lá pra cá não foram poucas as tentativas de revitalização do bairro.
Por várias vezes, o desejo de dar vida a um dos espaços mais bonitos da cidade foi tentado - e fracassado - em diferentes gestões municipais.
Hoje, 13/03/25, mais um novo Grupo de Trabalho para estudar e apresentar propostas para a Revitalização no Bairro da Ribeira foi criado na Prefeitura do Natal, por portaria do prefeito Paulo Freire.
Uma pequena cronologia do que recordo com registro aqui no blog
Ano passado, o ex-prefeito Álvaro Dias se juntou com representantes de um colégio particular do bairro para tentar revitalizar a Ribeira. Outra proposta também feita ano passado, com o mesmo objetivo, foi de iniciativa da deputada Natália Bonavides (PT), então candidata a prefeita.
Em 2021, a Prefeitura fez um projeto para reurbanização da favela do Maruim, no entroncamento Ribeira/Rocas.
Em 2017, alunos da UFRN apresentaram o projeto “Olhos da Ribeira”, com foco na entrada dos pequenos investidores para financiar ações de revitalização para a Ribeira.
Em 2013, o então prefeito Carlos Eduardo fez um tentativa de recuperação do Centro Histórico e revitalização da Ribeira com o apoio dos empresários. Na época, o gestor falou que "Natal está incluída no PAC Cidades Históricas".
Em 2012, Fátima Bezerra, quando ainda deputada federal, prometeu "mover céu e terra" para transformar o antigo prédio da Faculdade de Direito, na Ribeira, em um Centro de Referência dos Direitos Humanos e o Museu do Advogado.
Sem querer ser pessimista, vamos acreditar que dessa vez teremos a nossa Ribeira com vida, pulsando alegria, com restaurantes, bares e cafés, retomando a dignidade que sempre mereceu.
Viva a Ribeira!!