Home


O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, entre 2023 e 2025, cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com o tumor, causado pelo papilomavírus humano (HPV). Os dados alertam para a importância da prevenção e diagnóstico precoce. 

 Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), está realizando a Campanha Março Lilás, oferecendo serviços de saúde e informações sobre a doença.

“A secretaria vem realizando campanhas durante todo o ano e temos o mês de março voltado especialmente para alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e dos cuidados que podem ser tomados para prevenir a doença”, explicou Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo Núcleo de Saúde da Mulher da SMS Natal.

Também chamado de câncer cervical, a doença pode ser causada por vários fatores, sendo um dos principais a infecção por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode ser combatida com o uso de preservativos durante as relações sexuais, e por meio da vacinação.

 A vacina contra o HPV está disponível em dose única para pessoas com idade entre 9 a 19 anos e protege contra os tipos virais 6, 11, 16 e 18 (os dois últimos tipos responsáveis por cerca de 71% dos casos de câncer do colo do útero e por mais da metade dos casos de outros cânceres relacionados ao HPV).

Poste um comentário

comente aqui..