A Prefeitura de Parnamirim está para enviar aos órgãos controladores seu relatório de contas com todas as informações financeiras do município. Assim, todos saberão a quantas anda o caixa da cidade e, de fato, quem está falando a verdade sobre as contas públicas da prefeitura. Se a atual administração da prefeita Nilda Cruz (SDD), ou a passada do ex-prefeito Rosano Taveira.
Nos primeiros meses logo que assumiu a prefeitura, Nilda divulgou que as contas municipais estavam no vermelho e decretou Situação de Contingenciamento Financeiro suspendendo pagamentos. “O município passa por grave crise financeira, com déficit financeiro total de R$ 107 milhões e R$ 383 milhões de Dívida Municipal Total", disse no decreto publicado no DOM.
De imediato, a turma de Taveira tratou de defender a administração passada, cabendo ao ex-secretário de Finanças de Parnamirim, Giovani Rodrigues Jr, se expor na mídia. Ele acusou a gestão de Nilda de criar uma “cortina de fumaça” para desviar a atenção de problemas da cidade.
Agora, é chegado o tempo de saber quem está mesmo falando a verdade, ou “faltando” com a verdade.
Uma norma do Tribunal de Contas do Estado determina que, ao final de cada quadrimestre, os prefeitos deverão emitir o Relatório de Gestão Fiscal – RGF relativo ao período, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade fiscal.
Portanto, vamos aguardar mais um pouco e logo saberemos quem, de fato, está falando a verdade.