A deputada Carla Zambelli (PL-SP) disse nesta terça-feira (3) que deixou, temporariamente, o Brasil. A deputada não disse em que país está.
O anúncio foi feito 20 dias depois de a parlamentar ser condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a 10 anos de prisão pela invasão ao sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
"Deixo temporariamente o solo brasileiro não por escolha, mas por necessidade. Perseguida pelo establishment, calada por quem deveria garantir minhas liberdades, sigo agora do exterior para continuar lutando pelo resgate da democracia em nosso país — uma democracia destruída pelo ativismo autoritário do Supremo Tribunal Federal.
O STF, que deveria ser uma corte constitucional, transformou-se em um poder político sem freios, violando reiteradamente a Constituição sob o pretexto de defendê-la. Não há liberdade quando ministros se colocam acima das leis e da vontade popular.
Minha esperança está no povo brasileiro e no Senado que será eleito em 2026. Um Senado forte, corajoso e comprometido com a liberdade poderá restabelecer o equilíbrio entre os poderes, responsabilizar os que abusam de suas funções e devolver à Suprema Corte o papel que lhe é devido: o de zelar pela Constituição — e não ser sua usurpadora.
Sigo lutando. Pelo Brasil, pela liberdade e pela democracia verdadeira".
Carla Zambelli