Plano ABC+RN contempla linhas de crédito
Foto: Elton Alves / SEBRAE
Durante o encontro, foram lançadas novas linhas de crédito para incentivar práticas agropecuárias de baixa emissão de carbono, em parceria com Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Sicredi, AGN e Banco do Nordeste.
As medidas integram o Plano ABC+RN, executado pela Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O plano estabelece metas até 2030 como a recuperação de 73 mil hectares de pastagens degradadas, a expansão de 30 mil hectares de áreas irrigadas e o reflorestamento de mil hectares.
Editais para irrigação
Também foram anunciados dois editais de seleção para aquisição de lotes no Projeto de Irrigação Osvaldo Amorim, no Vale do Açu, voltados à agricultura irrigada e empreendimentos agroindustriais. A região é estratégica, com infraestrutura de irrigação instalada e acesso às águas do rio Piranhas-Açu.
Cadeias produtivas e economia do mar
A governadora também destacou o avanço das políticas voltadas à economia do mar, com foco na cadeia pesqueira. Em missão recente à China, o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, tratou da possibilidade de operação do Terminal Pesqueiro de Natal por investidores internacionais, fortalecendo o protagonismo do RN no setor.
Esforços também seguem voltados à recuperação do Porto de Natal, estratégico para exportação da produção agropecuária e pesqueira do estado.
“Estamos trilhando um caminho de desenvolvimento sustentável com justiça social, respeito à nossa cultura e compromisso com quem vive no campo. O Rio Grande do Norte está de pé, se desenvolvendo e cuidando das pessoas”, finalizou a governadora.
Participaram do encontro, o presidente da Anorc, Mateus França; o presidente da Federação de Agricultura do RN, José Vieira; o diretor administrativo, Thales Dantas; o diretor da Emparn, Rodrigo Maranhão, de pecuaristas e representantes de instituições financeiras.