O Plano Brasis, novo Plano Internacional de Marketing Turístico do país, elaborado pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, chegou ao Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (16). O objetivo da Agência é apresentar, nas 27 unidades da federação, as estratégias de promoção internacional locais alinhadas às diretrizes nacionais do documento, promovendo atuação integrada e eficaz para fortalecer a presença dos destinos brasileiros no mercado internacional.
Com as viagens aos estados, a Embratur trabalha para promover maior coesão entre a estratégia nacional de promoção internacional do Brasil e as ações desenvolvidas em cada UF. O objetivo é o mesmo: garantir que as ações locais estejam em sintonia com a visão estratégica do país.
Para Freixo, as apresentações garantem um fortalecimento ainda maior do diálogo da Agência com todo o trade turístico. “A gente apela para a diversidade brasileira como eixo central da promoção que a gente tem que fazer do Brasil no mundo. É um plano tecnicamente muito bem feito pela equipe da Embratur, mas a partir do momento que ela foi lançada, deixa de ser um plano de Embratur e é um plano do Brasil”, disse.
A apresentação do Plano Brasis aconteceu no Centro de Convenções de Natal. Além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participaram do evento o diretor técnico do Sebrae do Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcante, a secretária de Turismo do estado, Marina Marinho o presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Raoni Fernandes, e a vice-presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do estado (Sindetur), Decca Bolonha. Integraram a solenidade, ainda, deputados federais, estaduais, representantes de sindicatos, associações, entidades comerciais, pesquisadores, secretários municipais de turismo.