Após 34 anos de tramitação, um processo trabalhista envolvendo professores da UFRN finalmente chegou ao fim com um acordo de R$ 363,6 milhões homologado pelo TRT-RN durante audiência no Cejusc Natal.
O acordo beneficia 1.453 docentes que reivindicavam diferenças salariais dos Planos Bresser e Verão. A ação, iniciada em 1990, envolvia quase 2 mil professores, e o processo segue para os que não aderiram.
A audiência foi conduzida pelos juízes Rachel Villarim, Higor Sanches e Aline Pereira, com participação de representantes da UFRN, do ADURN-Sindicato e da Procuradoria Federal.
Segundo a juíza Rachel Villarim, a homologação do acordo ocorreu durante a 20ª Semana Nacional da Conciliação, e agora será iniciada a expedição dos precatórios e RPVs.
O juiz Higor Sanches destacou que o acordo “representa o desfecho de uma longa história”, e a juíza Aline Pereira ressaltou a satisfação em participar de “um resultado construído por muitos”.
A conciliação foi um marco na Justiça do Trabalho potiguar e simboliza o sucesso da política nacional de incentivo ao diálogo promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
